Smash the Cake: 7 dicas para seu filho se lambuzar e se divertir ao esmagar o bolo

| 16 maio

Como não se derreter diante da cena de um bebê todo lambuzado de comida? Basta uma criança pegar algo para comer que possa virar uma lambança que os pais correm para pegar seus celulares e câmeras para registrar o momento. Talvez essa reação seja provocada pela euforia em perceber que seu filho está crescendo e desenvolvendo autonomia, começando a comer sozinho e aprendendo a lidar com novas situações, mas o fato é que nenhuma mãe ou pai resiste à tamanha fofurice.

Sabendo disso, o ensaio fotográfico Smash the Cake, que registra a criança enquanto ela esmaga o bolo (significado do termo em inglês), tem ganhado cada vez mais espaço nas fotografias de família. E se você também não resiste e quer registrar seu filho se lambuzando com o bolo, fique atento às dicas de locais, decorações e sugestões para seu filho ficar à vontade durante a sessão de fotos.

1 – Quais critérios usar para escolher o local ideal para realizar as fotos?

Primeiro considere o clima e temperatura da região onde pretende fazer o ensaio, pois isso pode te ajudar a determinar se fará o Smash the Cake em local aberto ou fechado.

Se optar por local aberto dê preferência a parques e praças que lhe ofereçam também, além da beleza natural como cenário de fundo das fotos, uma infraestrutura como banheiros onde possa limpar a criança após o ensaio. Afinal, ela vai ficar toda lambuzada, e, possivelmente, você também.

Caso opte por realizar as fotos em local fechado, invista na decoração. Escolha um local da casa, cujo espaço para o cenário possa ser de pelo menos 2 metros, observe o bom estado de conservação da parede e piso do cômodo e capriche nos objetos para decoração. Mas antes verifique se a empresa de fotografia que contratou tem à disposição um estúdio fotográfico e/ou opções de cenários, assim, não precisará se preocupar com estes detalhes.

2 – A escolha do bolo

Depois da criança este é o item de maior importância para a realização deste ensaio, então, preze pela escolha.

O bolo para o Smash the Cake não precisa ser recheado ou muito grande, mas precisa ser fofinho e atrair a atenção da criança para que ela queira esmagá-lo, por isso muitas mães optam pelo bolo simples decorado com bastante chantilly colorido. E para deixar o bolo ainda mais irresistível, também pode finalizar a decoração com gotas de chocolates, confetes, docinhos de leite em pó ou marzipãs moldados com o formato do animal, personagem ou objeto favorito da criança. Ela não vai resistir!

Vale ressaltar que, se no ensaio for a primeira vez que seu filho comerá doce, certifique-se de que ele não tenha nenhuma restrição ou alergia alimentar.

3 – Crie uma decoração bonita, colorida e divertida

Se você optou por realizar o Smash the Cake ao ar livre você já tem em seu favor a natureza, então invista em uma toalha neutra, que servirá para proteger a pele do seu filho da grama ou areia, e deixe o colorido por conta dos balões, bandeiras, brinquedos ou itens decoração, como caixotes, cachepots com flores, cestas, pompons, entre outros.

Outro item muito usado nos ensaios Smash the Cake é a lousa com o nome ou algumas informações sobre a criança, também conhecida como chalkboard. Nela você pode descrever de maneira simples dados sobre o nascimento e como a criança está se desenvolvendo, como a data, peso e altura de nascimento, se já anda, o que gosta de comer, se já nasceram dentinhos, etc.

Há empresas especializadas na criação de chalkboard, mas se você tiver alguma habilidade artística, arrisque-se com uma lousa e gizes coloridos.

4 – Roupas confortáveis vão deixar a criança ainda mais à vontade para se divertir e esmagar o bolo

Como a sugestão do Smash the Cake é que a criança se lambuze, muitas mães optam por vestir somente saiotes e calcinhas decoradas para meninas e bermudas e macacões para meninos. Laços, tiaras e gravatas ajudam a compor e dar um toque ainda mais fofo ao visual das crianças.

5 – Entre na brincadeira e vá preparada para se lambuzar também

Os pais têm que estar preparados para a lambança. Caso a criança seja tímida ou esteja com receio de mexer no bolo, a sugestão é que os pais comecem a bagunça e torne o Smash the Cake um grande ensaio de família deliciosamente divertido. Assim, os pais não se frustram, caso a criança não queira saber do bolo e só queira brincar com os brinquedos, e ainda se divertem.

6 – Após o Smash the Cake, o que fazer para limpar a criança?

Como foi sugerido no item 1, opte por realizar o Smash the Cake em um local onde haja estrutura para limpar a criança, caso contrário, se prepare para usar quilômetros de lenços umedecidos.

Mas, outra sugestão é começar uma nova brincadeira ainda no local do ensaio, o Clean Up, o registro do banho pós Smash the Cake. Porém, certifique-se antecipadamente se no local onde realizou o Smash é permitido entrar e/ou usar a banheira, balde ou bacia para o banho.

Aqui abuse do item bolinha de sabão, o ensaio vai ficar ainda mais lindo e divertido.

7. Seu filho não come doce, mas quer fazer o ensaio? Troque o bolo por frutas

Uma deliciosa opção para as crianças que não comem doce é o Smash the Fruit. Você pode fazer uma grande taça de salada de fruta ou cortar as frutas e dar a elas um formato de bolo.
Valorize as frutas que seu filho gosta de comer e prepare-se para babar muito neste ensaio.

Conclusão

Não perca nenhum grande momento do seu filho. Eles crescem rápido e estes pequenos registros de uma deliciosa lambança ou um divertido banho lhes reservarão grandes alegrias.

Gostou destas dicas? Conte-nos o que achou, comente a sua experiência e deixe sua sugestão para os próximos temas.

Livi Carolina Curiosa, adora um bom papo, esposa, mãe da Antonela e jornalista.