Fotografia e Filmagem: 6 motivos para contratar uma equipe para o aniversário de seu filho

| 17 maio

Uma das maiores alegrias dos pais é poder falar e mostrar a fofurice e artes de seus filhos aos seus amigos e familiares. E não existem momentos mais especiais do que os aniversários dos pequenos, afinal estas datas marcam o crescimento e desenvolvimento da criança, além de serem oportunidades incríveis de registrar momentos memoráveis.

Anos mais tarde será possível ver fotos e vídeos das crianças brincando com os avós, tios e pais, cantando parabéns, batendo palmas e o áudio da sua voz, ainda tão delicada, e será uma alegria repleta de emoção.

Geralmente leva-se meses planejando as festas de aniversário, pois tudo é pensado com muito carinho, por isso um dos investimentos que precisa ser avaliado é a contratação de uma equipe profissional de foto e filmagem, para que assim não se perca nenhum momento deste evento tão especial, além disso você poderá curtir cada detalhe da festa sem a preocupação de pensar: “será que alguém está fotografando isso?”. Afinal, se optar por não contratar uma equipe de profissionais terá que contar com algum familiar ou amigo para fazê-las, no entanto, este, além de também não curtir a festa, poderá não fazer um registro à altura do evento que foi planejado com tanto amor e mimos.

Mas você sabe quais critérios usar para escolher e contratar uma empresa de foto e filmagem? Se não, atente-se às dicas abaixo:

1- Como escolher uma equipe de foto e filmagem para a festa de aniversário do seu filho

O modo mais antigo, e ainda muito eficiente, de conhecer e garantir uma boa contratação é contar com a indicação de amigos e familiares. A facilidade da indicação é poder conhecer antes o trabalho da empresa de foto e filmagem, analisar suas fotos e vídeos, saber se ela atendeu as expectativas da pessoa que a indicou quanto ao atendimento, qualidade e prazos de entrega do material (mídia com as fotos em alta resolução, álbum e filme, conforme o contrato realizado previamente).

Contudo, é importante considerar as indicações daqueles que têm gostos e exigências semelhantes às suas. De nada vai adiantar ter a indicação de uma empresa que não se adequa àquilo que você espera. Então saiba a quem pedir indicação.

2 – Analise o estilo fotográfico e busque um que se adeque ao seu

A fotografia é uma arte que imprimi a marca de seu artista, ou seja, cada fotógrafo, cinegrafista e/ou empresa tem a sua marca. Uns valorizam registrar os momentos sem interferir a cena – estilo fotojornalístico, outros gostam de contar histórias através das imagens, registrando não somente a cena, mas o contexto na qual ela está inserida – estilo documental, já outros valorizam a foto posada – estilo retrato. Claro que a maioria dos profissionais englobam todos estes estilos durante uma sessão de fotos ou em um evento, no entanto, há um estilo que predomina em suas imagens e esta predominância precisa se adequar ao estilo que você mais gosta e se identifica, afinal estas fotos e vídeo vão guardar momentos únicos da sua família e representarão lembranças valiosas.

3 – Conheça o profissional e verifique o que está incluso no pacote de foto e vídeo

Depois de analisar as indicações e pesquisar o estilo fotográfico da empresa, agora é hora de se reunir com os profissionais para verificar quais serviços podem ser inclusos no pacote: Smash The Cake, registro fotográfico do evento, álbum de fotos, filme (na íntegra ou short film, no qual ficam registrados os melhores momentos da festa), retrospectiva, quadro e mídia com as fotos em alta resolução.

Verifique também com a equipe o período máximo de trabalho dedicado à cobertura da festa, por exemplo, e qual o valor adicional caso aconteça um imprevisto e a festa se estenda por mais algumas horas. Também atente-se aos prazos de entrega dos materiais para aprovação e finalização: fotos, álbum, vídeo, entre outros.

Além dos dados profissionais, neste momento, durante este contato inicial com a equipe, busque afinidades pessoais. Estranha esta dica? Não, se você considerar que está convidando estas pessoas para entrarem em seu ambiente familiar, aquilo que há de mais precioso. Estas pessoas vão passar boa parte do dia acompanhando você e sua família, então escolha profissionais com os quais também se identifica pessoalmente.

4 – Registre tudo em contrato, mesmo que a empresa seja de confiança

Depois de conhecer a empresa e se identificar com o seu trabalho, não abra mão de registrar tudo o que foi acordado em contrato, isso será segurança pra você e também para a empresa.

Garanta que neste contrato estejam relacionados todos os serviços contratados (Smash The Cake, registro fotográfico do evento, álbum de fotos, filme, retrospectiva, quadro de foto, mídia com as fotos em alta resolução, etc), bem como a definição da responsabilidade de providenciar os acessórios de decoração para o ensaio Smash The Cake, por exemplo, se será da família ou dos profissionais; descrever o que foi acordado quanto aos prazos de entrega de material; forma de pagamento – relacionando juros e multas de atraso, e taxas de horas adicionais de trabalho da equipe.

O contrato é um documento importante que garantirá seus direitos e deveres quanto consumidor.

5 – Quer garantir algumas fotos do seu filho com a família? Peça para que o fotógrafo chegue com uns 30 min de antecedência ao local da festa

Ao longo da festa a criança pode se cansar da agitação e do assédio dos convidados, com os quais, muitas vezes, ele não tem grande convivência. Sendo assim, caso queira garantir fotos do seu filho com disposição, peça ao fotógrafo e vídeo maker para chegarem com cerca de 30 min de antecedência, bem como alguns familiares e amigos próximos, com os quais faz questão de ter o registro na mesa do bolo, por exemplo.

Este período antecedente ao evento também garantirá fotos lindas da decoração do evento ainda intacta. Além disso, chegando mais cedo ao local da festa, será possível registrar a chegada dos primeiros convidados e a reação da criança ao recebê-los.

6 – O tempo passa rápido, valorize cada momento

Mesmo se não for possível fazer um grande investimento na festa de aniversário de seu filho, fazendo somente um bolinho para os mais próximos, não deixe de registrar estes momentos com fotos e vídeos, mas cuide para que estes lindos e emocionantes registros não se percam. Imprima as fotos, edite os vídeos e armazene-os em algum dispositivo de confiança e faça backups deles regularmente.

Porém, quando possível, converse com o profissional com o qual se identificou e peça um orçamento somente para o ensaio de família, se analisar o custo e verificar que será possível, não deixe de ter este lindo registro familiar profissional. Você vai se surpreender e se emocionar com o resultado.

Conclusão

Cada aniversário representa a comemoração de conquistas realizadas e o início de uma nova fase, por isso preserve suas memórias, valorize estes momentos em família, registre-os e garanta que estes registros ficarão à altura da importância de cada evento.

Gostou destas dicas? Conte-nos o que achou, comente a sua experiência e deixe sua sugestão para os próximos temas.

Livi Carolina Curiosa, adora um bom papo, esposa, mãe da Antonela e jornalista.