Festa Infantil: 6 Sugestões para fazer um piquenique inesquecível

| 4 jul

Está pensando em organizar uma festa infantil inesquecível para comemorar o aniversário do seu filho? Uma festa que vai garantir muita diversão e de quebra lindas fotos de recordação? Uma ótima sugestão é fazer um delicioso piquenique aproveitando o clima ao ar livre para garantir divertidas brincadeiras e lembranças maravilhosas. Afinal, que criança que não gosta de correr e brincar na grama e se esconder atrás de árvores?

Se gostou da ideia, veja abaixo algumas dicas para organizar um piquenique inesquecível.

1 – Piquenique é uma opção de festa infantil para poucos convidados

Um piquenique pode ser uma opção de festa mais intimista, com no máximo 20 convidados, uma vez que o seu principal intuito, além de curtir um dia delicioso na natureza, é promover maior interação entre os convidados. Então, antes de planejar sua festa, confira a quantidade de pessoas em sua lista de convidados.

Mas saiba que, sem dúvida alguma, as crianças vão adorar a ideia, ainda mais se você caprichar na decoração e nas brincadeiras.

2 – A escolha do local pode garantir o sucesso do seu piquenique

Parques e praças são os lugares mais procurados para piqueniques, mas se você tiver em casa um quintal gramado e florido, porque não usá-lo como local para a festa? E, dependendo da quantidade de pessoas que pretende convidar, até mesmo alguns condomínios residenciais podem oferecer um espaço gostoso e bem aconchegante para um piquenique. O importante é verificar se o local, além de adequado para piquenique, oferece infraestrutura para receber seus convidados. Confira se há banheiros por perto, seguranças no local, um espaço cercado onde as crianças possam brincar tranquilamente, sem se dispersarem, e livre de perigos, como formigueiros, caixas de abelha e marimbondo.

Depois de avaliadas estas variáveis, procure previamente a administração do local para verificar as regras de utilização do espaço e, caso necessário, solicite a autorização para realização da festa. No caso de alguns parques é necessário obter esta autorização com até 30 dias de antecedência.

3 – Piqueniques exigem alguns cuidados extras

Como a proposta é que as crianças curtam um dia diferente de sol ao ar livre, no convite informe aos pais para levarem seus filhos com roupas confortáveis e passarem protetores solares, repelentes, e, se possível, vestindo-as com bonés ou chapéus. Mas, por precaução, também providencie protetores, repelentes e bonés extras caso alguns pais se esqueçam das recomendações ou seja necessário reforçar o uso dos produtos.

Outro cuidado importante com os convidados é prezar por comidas leves, principalmente se for dia de muito calor, e priorize sucos e água para manter as crianças sempre hidratadas. Portanto, ficar atenta à previsão do tempo é imprescindível, o que também a deixará preparada, caso precise de um plano B se no dia marcado para a festa a previsão for de chuva.

4 – Capriche na decoração do piquenique

Toalhas xadrezes, vermelhas e brancas são tradicionalmente a caracterização de um piquenique, mas você pode ousar e usar outras cores e estampas, de acordo com as preferências do seu filho. Tecidos floridos ou até mesmo xadrezes, porém em outros tons que fujam do vermelho, podem dar mais personalidade à festa.

Você também pode fugir do comum e deixar seus convidados mais confortáveis ao dispor almofadas para que eles não se assentem somente na toalha. Ficar sentado por muito tempo em algum lugar sem conforto, pode causar dores, ainda mais se dentre os convidados estiverem pessoas mais velhas. Para estas, você pode, inclusive, providenciar alguns bancos ou cadeiras rústicas de madeira ou vime para manter o clima do piquenique.

Outra dica de decoração valiosa é colocar no centro da toalha uma placa de madeira elevada que servirá como mesa para servir as guloseimas e onde também poderá dispor de vasos de flores pra dar um charme a mais ao piquenique. Caso não tenha a placa de madeira, poderá também usar caixotes de madeira que são mais fáceis de encontrar.

Também verifique a possibilidade de montar no local uma mesa de apoio e ou bancos de madeira que servirão também como mesas para as crianças terem acesso às comidas e bebidas. Além disso, confira se é possível montar no local uma tenda ou instalar alguns guarda-sóis onde os convidados possam descansar à sombra. Decore tudo com arranjos florais em vasos rústicos ou criativos, como garrafas vazias decoradas, regadores e galochas, capriche na criatividade e prepare-se para curtir.

5 – Recreação para deixar o piquenique ainda mais divertido

Você pode optar por contratar uma empresa de recreação para divertir as crianças, convidar algum amigo para entretê-las promovendo algumas atividades direcionadas ou, se tiver disposição, você mesma pode animar a festa. Mas, a sugestão é aproveitar a temática ao ar livre e resgate brincadeiras antigas divertidas, como pular corda, pique-bandeira, cabo de aço, queimada, amarelinha, corrida de saco; e se o dia estiver muito ensolarado, porque não promover uma guerra de bexiga d’água e competir quem faz a maior bolinha de sabão? As crianças vão adorar.

Pense em atividades em que todas as crianças possam participar e as mantenham se divertindo e interagindo.

6 – Planeje um cardápio leve para seu piquenique

Como dito no item 3, dê preferência a um cardápio leve e prático, afinal terá que levar tudo pronto para o local da festa. Garanta também dois ou três coolers de plásticos ou caixas de isopor com gelo onde poderá ter sempre armazenados e mantidos os lanches embalados e bebidas fresquinhos para repor a ‘mesa’ do piquenique.

Sugestão de cardápio: Salada de frutas; melancia no palito; wrap de peito de peru, alface e tomate; bisnaguinhas recheadas com frios; tortas salgadas; bolo de cenoura com cobertura de chocolate; gelatina na casca da laranja e não se esqueça dos tradicionais brigadeiros e beijinhos, que não podem faltar em festa de aniversário infantil.

Opte também por sucos, águas aromatizadas e água de coco tudo em recipientes bem coloridos e divertidos, como em garrafinhas e com canudo diferentes para atrair a atenção das crianças.

Conclusão

Um piquenique sempre será uma festa para as crianças, e vamos confessar, para os adultos também. Basta planejar tudo com muito cuidado, considerando sempre o conforto, a segurança, o bem-estar e, claro, a diversão do aniversariante e convidados.

Gostou destas dicas? Conte-nos o que achou, comente a sua experiência e deixe sua sugestão para os próximos temas.

Livi Carolina Curiosa, adora um bom papo, esposa, mãe da Antonela e jornalista.