Festa em domicílio: Comemore em casa o aniversário do seu filho

| 4 jul

O aniversário de um filho é sempre motivo de muita alegria e celebração, por isso uma festa de aniversário, seja ela grandiosa ou simples, é inegociável. Não importa se em um buffet ou no quintal de casa, o importante é reunir os amigos para celebrar a vida e não deixar a data passar em branco.

Se você preza pela praticidade a busca por um buffet para realizar a festa infantil precisa começar com, no mínimo, 6 meses de antecedência – assim como pode conferir em mais dicas no artigo “Buffet Infantil: 7 Dicas para escolher o melhor buffet para a festa infantil do seu filho”. Mas se está pensando em economizar uma festa em domicílio é uma excelente opção, basta disposição, criatividade e planejamento.

Veja abaixo algumas dicas e opções para organizar uma festa infantil em casa.

1- Vantagens da festa infantil em domicílio

Além da economia, uma festa em domicílio pode reservar momentos inesquecíveis para família inteira, que começam na preparação da festa. Você mesma deve ter algumas dessas lembranças deliciosas do cheirinho do brigadeiro sendo preparado, a movimentação da família para organização da festa e a brincadeira com amigos e primos que começavam um dia antes, quando eles chegavam com suas mães para ajudar em toda preparação.

Esses momentos e aconchego que somente uma festa em casa pode proporcionar, embora exijam muito mais dedicação e trabalho, são ótimas lembranças afetivas. Além disso, estando em casa – seja na sua ou na casa de avós, tios, amigos, ou até mesmo no salão de festa do prédio – caso a criança fique cansada ao longo da festa, poderá descansar num cantinho familiar a ela por alguns minutos.

Outra vantagem é não ter horário pré-estabelecido para começar e terminar. Num buffet, por exemplo, os horários disponíveis para festa, em sua maioria, se limitam das 12h às 16h e das 18h às 22h, podendo se estender por 1 hora a mais com o custo adicional pela hora extra.

2- Você pode contar com a praticidade de buffets a domicílio e empresas especializadas em serviços de festas infantis

Se você, como a maioria dos pais, tem uma rotina frenética, mas ainda sim não abriu mão de fazer a festa do seu filho em casa, você pode contar com o serviço de buffets a domicílio. Estas empresas podem facilitar e muito na organização da festa. Grande parte delas oferece pacotes de doces, incluindo o bolo da festa, salgados, refeições completas, bebidas e ainda o serviço de garçons. Tudo vai depender da empresa e dos serviços inclusos no pacote que mais se adequar à sua necessidade. O bacana do serviço de buffet a domicílio é que a empresa pode ficar responsável por levar e preparar tudo na sua casa ou salão de festas, e ainda se responsabilizará pela limpeza e organização da cozinha, caso a tenham usado.

Além do serviço de buffet a domicílio, você também pode contar com empresas de decoração e organização de festa, que geralmente também se responsabilizam pelas lembrancinhas que serão entregues aos convidados, e com o serviço de recreação infantil que oferecerão monitores para promover atividades para entreter as crianças ao longo da festa.

Se você pretende contratar algumas destas empresas avalie bem a reputação delas e dê preferência a indicações de pessoas que já as contrataram para evitar ter qualquer surpresa desagradável no dia festa. Também não abra mão de oficializar a contratação de cada uma delas com contrato firmado e assinado por ambos, contratante e contratado.

3- Você mesmo quer fazer os doces e salgados para festa? Então veja como calcular a quantidade de comida e bebida para festa e mãos à massa.

Para te ajudar a planejar a quantidade de doces, salgados e bebidas para festa você pode usar a Calculadora de Festas do programa Fazendo a Festa, do canal GNT. Ela é prática e pode ajudá-la a ter uma melhor noção do quanto investir em cada item.

Tendo a quantidade de salgados, doces e bebidas para o número de convidados você poderá começar a se organizar com antecedência, realizando as compras em mercado de atacado, onde você pode economizar mais. Por exemplo, se você se anteceder, poderá aproveitar melhor as promoções, comprando aos poucos os refrigerantes, sucos, águas e ingredientes não perecíveis, bem como descartáveis e itens da decoração.

Adquirindo os ingredientes com antecedência você também terá mais tempo hábil para preparar e congelar alguns alimentos, como salgados frios e assados, até a data da festa, dessa forma não ficará tudo para a última hora.

Quanto ao bolo da festa, foque na preferência das crianças, que não resistem ao tradicional sabor chocolate. E não se preocupe em ter um bolo que pareça uma obra de arte, preze pelo sabor e qualidade. Quem sabe você mesma não pode fazê-lo?

4- Defina o tema e capriche na decoração

Converse com seu filho e definam um tema, se conseguir negociar com ele, escolham um tema mais genérico, para o qual poderá usar itens ou brinquedos que já tem em casa, como Carrinhos, Super Heróis, Jardim, Fazendinha, Princesa e etc.

Com o tema definido comece a planejar a decoração, começando por procurar em casa itens que possam compor a mesa, isso vai evitar que vá às compras sem uma noção do que já tem, como por exemplo toalhas, tecidos, bandejas, vaso e cachepôs, caixas que poderão serem usadas como base para docinhos decorativos da mesa, entre outros. Depois disso, use bastante a criatividade.

Além da mesa, capriche também no painel. Balões  coloridos e divertidos, quadrinhos com os personagens favoritos, enfeites feitos com papel (como as flores, o número da idade do aniversariante e as bandeirolas com seu nome), cortina de fitas e bolinhas são algumas das muitas opções para criar um painel lindo e criativo.

Se você quiser acrescentar mais charme à festa você também pode usar printables (itens decorativos para impressão que você pode baixar gratuitamente em sites especializados), para usar como tags da festa.

Valorize o tema e dê atenção aos detalhes, assim o sucesso será garantido.

5- Recreação e diversão: Preciso contratar uma empresa de recreação?

 

Se tiver dentro o teu orçamento, ter profissionais monitorando e desenvolvendo atividades direcionais de recreação sem dúvida será uma ajuda grande e isso deixará os pais à vontade para também curtirem a festa, mas se o orçamento estiver apertado, não há problema. Mais um vez, basta usar a criatividade.

Resgate brincadeiras antigas, como dança das cadeiras, estátua e mímicas, crie um cantinho dos brinquedos para os pequenos, disponibilize uma mesinha com desenhos para colorir e lápis de cor, massas de modelar e se tiver algum amigo com o talento para artes, porque não oferecer pinturas faciais simples? As crianças vão amar.

6- Convites de papel ou eletrônicos?

Se economia for um item importante para escolha da festa em casa, então opte somente pelo convite eletrônico. Use a tecnologia a seu favor e economize tempo e investimento, mas garanta que todos os convidados recebam o convite.

Caso saiba que algum convidado não tem rede social, para este vale imprimir alguns convites.

7 – O que oferecer como lembrancinhas para os convidados?

Invista em lembrancinhas úteis, como caixas de lápis de cor, giz de cera, livros de colorir, massa de modelar, tinta para pintura a dedo, bolinhas de sabão, entre outros. Além de divertidos, você pode encontrar estes itens mais baratos em lojas de atacados.

Conclusão

Lembre-se, trata-se de uma festa infantil, e quando se trata de criança menos pode ser mais. Elas não se importam com grandiosidades, elas preferem diversão e simplicidade. Planeje e prepare tudo com carinho, criatividade e considerando aquilo que vai agradar o protagonista da festa, seu filho.

Gostou destas dicas? Conte-nos o que achou, comente a sua experiência e deixe sua sugestão para os próximos temas.

Livi Carolina Curiosa, adora um bom papo, esposa, mãe da Antonela e jornalista.