Buffet Infantil: 7 Dicas para escolher o melhor buffet para a festa infantil do seu filho

| 30 maio

Preparar o aniversário do seu filho é uma das maiores alegrias para os pais, afinal será um tempo de festa para celebrar a vida. No entanto, para que tudo saia como planejado, escolher o local e os detalhes da festa pode ser um trabalho árduo que demanda tempo e paciência. Sendo assim preparamos uma lista de dicas para te ajudar a escolher buffet para festa infantil perfeito para o aniversariante, convidados e pra você.

1 – Planeje e comece a procurar buffets infantis com antecedência

Se você é exigente e quer encontrar o buffet infantil que mais se adeque às suas necessidades, comece a busca com antecedência de, no mínimo, 6 meses. Os melhores buffets têm agendas lotadas e se você não se antecipar poderá não encontrar data naquele buffet que mais gostou.

2 – Brinquedos: Busque um buffet infantil que mais atraia a atenção da faixa etária do seu filho e seus amiguinhos

Além de observar a qualidade, manutenção, boa conservação dos brinquedos e se há monitores treinados e suficientes para monitorarem as crianças durante a festa, outro critério importante na escolha de um buffet infantil é a faixa etária predominante dos convidados – que possivelmente deve coincidir com a do seu filho, pois para cada idade há uma preferência de brinquedos e diversão.

Crianças na faixa etária entre 1 a 3 anos de idade geralmente preferem piscina de bolinhas, brinquedoteca, escorregas e uma tela com a apresentação com os desenhos favoritos. Entre 4 a 9 anos de idade brinquedos mais radicais como cama elástica, tirolesa, uma parede de escalada ou  tobogã gigante são mais atraentes. Já na faixa de 9 a 11 anos os brinquedos eletrônicos como games, mesa airplay e boliche fazem mais sucesso.

Além da estrutura de brinquedos, avalie se o buffet infantil também trabalha com atividades de recreação durante a festa, como mágica, oficina de balão, pinturas faciais, brincadeiras interativas e lúdicas e apresentação de personagens de desenho animado. Estas atividades costumam envolver todos os convidados mirins e garante muitos momentos de diversão.

Claro que o ideal é que haja um pouco de tudo para agradar a todos os convidados, mas preze pela faixa etária predominante.

3 – Avalie a estrutura organizacional do local e serviços

Durante a visita observe atentamente a higiene, ventilação e iluminação do local. Considere que cerca de 50 convidados seus ficarão neste local durante aproximadamente 5 horas, então o local precisa oferecer conforto. Então, para analisar bem o local, se nunca tiver ido a uma festa naquele buffet, sugira fazer a visita no horário em que esteja acontecendo alguma festa, assim poderá observar mais detalhadamente como ele funciona e também degustar o seu cardápio.

Para manter a tranquilidade de pais e mães durante a festa infantil, dê preferência a buffets não compartimentados, dividido em salas, assim poderá sempre manter seu filho à vista enquanto se divertem.

Também verifique antecipadamente como funciona os serviços do buffet, como a seleção de músicas ambientes – garantindo que seja da sua preferência, atividades de recreação (descritas no item 2), qualidade da retrospectiva (caso opte por fazer com o próprio buffet) e a qualidade de atendimento dos garçons e garçonetes. Itens simples e básicos, mas que poderão fazer a diferença na sua festa infantil.

4 – Garanta que seus convidados vão comer e beber bem

Quando pensa-se no cardápio de festa infantil logo vem à mente salgadinhos, mini hot dogs, hamburguinhos, toda sorte de brigadeiros, beijinhos e refrigerantes, porém, cada vez mais pais querem garantir uma alimentação saudável aos seus filhos, então, verifique com o buffet a possibilidade de opções de salgados, doces e bebidas saudáveis, como lanches naturais, saladas de frutas e sucos naturais. Ou até mesmo pratos quentes, caso o horário da festa coincida com o período de almoço e janta.

Outro item de alimentação importante na festa é o bolo de aniversário. Verifique se o buffet tem uma variedade de bolos, dentre a qual possa escolher um de sua preferência. Caso as opções oferecidas não agrade seu paladar, confira se é possível levar um bolo de uma confeitaria de fora e peça desconto no valor do bolo.

5 – Decoração: Confira se as opções de decoração do buffet infantil se adequam às suas preferências

Certifique-se de que o buffet infantil possui variedade de temas e decorações e se as mesmas estão em bom estado de conservação, afinal, não há nada mais desagradável que contratar uma mesa de festa cheia de detalhes, porém, sujos e desgastados.

Por isso é importante conferir a decoração, não somente por fotos, mas pessoalmente. A visita programada durante uma outra festa no buffet poderá garantir a conferência destes detalhes, como sugerido no item 3.

6 – Negocie o melhor pacote

Depois de verificados todos os detalhes é o momento da negociação, já tendo em mãos a sua lista de convidados para melhor avaliar as propostas.

A maioria dos buffets infantis oferecem pacotes a partir de 50 convidados, considerando pagantes crianças a partir de 5 anos de idade, por isso é importante saber a faixa etária predominante entre os convidados, assim poderá fazer uma negociação mais adequada.

Confirme os horários disponíveis (manhã, tarde ou noite) e o período de duração da festa, considerando se há taxas de horas adicionais caso ocorra algum imprevisto e a festa atrase. Lembrando que, geralmente, festas em buffets durante a semana podem ter um custo mais em conta do que nos tradicionais sábados e domingos, mas não deixe de considerar outras variáveis além do preço. Confira se os horários disponíveis para uma festa durante a semana se adequam aos seus convidados para que eles não se atrasem e percam parte da festa e se o período disponível está de acordo com a rotina de sono do seu filho (à noite as crianças tendem a estarem mais cansadas e irritadiças, principalmente se o seu período de sono não for respeitado).

7 – Personalize o convite e as lembrancinhas do aniversário do seu filho

Geralmente ao fechar contrato os buffets infantis oferecem uma determinada quantidade de convites padrões, mas você pode fugir do padrão.

Se os convites que o buffet disponibilizar não remeterem ao tema escolhido para festa você poderá tentar negociar com o buffet e mandar confeccionar convites personalizados com a carinha do seu filho. O mesmo pode ocorrer com as lembrancinhas.

Se você quiser presentear seus convidados com lembrancinhas diferentes das opções que o buffet oferece, negocie e surpreenda seus amigos e familiares.

Conclusão

 Planeje tudo com antecedência para começar a pesquisar buffets infantis pelo menos 6 meses antes da data prevista para a festa e não desista até achar um que seja a melhor opção para seu filho e convidados curtirem, se divertirem e comerem bem, e para você desfrutar da festa que organizou com tanto carinho com tranquilidade.

Gostou destas dicas? Conte-nos o que achou, comente a sua experiência e deixe sua sugestão para os próximos temas.

Livi Carolina Curiosa, adora um bom papo, esposa, mãe da Antonela e jornalista.

Posts relacionados